O objetivo deste edital é promover educação ambiental e ampliar o bem-estar animal no contexto do desastre socioambiental em Maceió (AL).
Os desastres causam uma variedade de problemas em diferentes níveis dentro de uma comunidade: individual, familiar e social. Também afetam as dinâmicas cotidianas nas mais diferentes áreas e nas relações sociais.
Dentre os problemas causados pelos desastres, a ameaça à saúde exige atenção, especialmente no que tange à saúde humana, animal e ambiental. Segundo o CDC – Centers for Disease Control and Prevention (ou Centros de Controle e Prevenção de Doenças, traduzido do inglês) o conceito de Saúde Única aponta a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental, tratando-as como únicas e evidencia como cenários de mudanças e desastres potencializam e criam diversos problemas.
No desastre socioambiental de Maceió, a ruptura de laços não só entre moradores e frequentadores dos bairros, mas também com o território e seu meio ambiente torna-se uma situação de adoecimento dessa Saúde Única.
O deslocamento forçado de diversos moradores resultou em variadas questões. Dentre elas o abandono forçado de animais de estimação nas áreas afetadas e a perda de vivência no território e sua paisagem. Isso traz impactos significativos em relação à saúde mental, tanto individual, quanto das comunidades e da memória coletiva do território, além de preocupações com a saúde pública.
Reparar os danos morais coletivos perpassa pela promoção da educação ambiental e a ampliação do bem-estar animal.
Quer entender mais sobre como montar sua proposta? Lançamos 5 tutoriais sobre como elaborar uma proposta de projeto e preparar o planejamento financeiro. Para conferir, clique aqui.
Preencha as informações abaixo e tenha acesso ao edital de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal.