Quem somos

Comitê gestor dos danos extrapatrimoniais (CGDE)

O Comitê Gestor dos Danos Extrapatrimoniais é responsável por gerir os recursos destinados ao pagamento dos danos morais coletivos, em decorrência do afundamento do solo causado pela da extração de sal-gema pela Braskem, em Maceió. Sua formação foi prevista no termo de acordo socioambiental firmado na ação civil pública nº 0806577-74.2019.4.05.8000.

O grupo é formado por 17 integrantes da sociedade civil e de órgãos públicos, selecionados por meio de edital, que atuam de forma voluntária e coletiva para definição da destinação do recurso.

Veja quem faz parte:

Titulares

Bianca Mello

Cauã Sousa

Dilma Carvalho

Flaminha Silva

Irandir Vieira

José Ricardo

Paulo Santos

Suplentes

1º Suplente

Danielle Almeida

2º Suplente

Geraldo Junior

3º Suplente

Jamilson Silva

4º Suplente

Márcio Santos

Representações de Instituições

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (IPLAN)

Davi Corrêa

Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas

Carlos Gomes

Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) em Alagoas

Sandro Diniz

Suplentes

1º Suplente

Federação do Comércio do Estado de Alagoas (FECOMÉRCIO)

Telma Guimarães

2º Suplente

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Joelma Cornejo

3º Suplente

Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Odilon Máximo

Saiba mais sobre o Comitê
Gestor dos Danos Extrapatrimoniais

Escritório das Nações Unidas
de Serviços para Projetos (UNOPS)

O Programa Nosso Chão, Nossa História é executado pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo das Nações Unidas que presta serviços de infraestrutura, compras e gestão de projetos. Presente em mais de 80 países e com atuação no Brasil desde 2012, o UNOPS trabalha para desenvolver soluções que promovam o desenvolvimento econômico e social.

No Brasil, o UNOPS trabalha desde 2012, em parceria com governos das esferas federal, estadual e municipal, instituições públicas, outras agências da ONU e organismos financeiros internacionais. Atualmente, atua em 20 estados e no Distrito Federal.

O UNOPS venceu, em agosto de 2023, o chamamento público lançado pelo Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), destinado à seleção de uma entidade para atuar como gerenciadora dos projetos a serem financiados pelos recursos provenientes da indenização paga pela Braskem e garantidos pelo Acordo Socioambiental. A homologação da proposta apresentada pelo UNOPS ocorreu em dezembro de 2023.

Saiba mais sobre o UNOPS