Seleção visa fortalecer a escuta da população afetada pelo desastre socioambiental causado pela mineração da Braskem em Maceió. Inscrições vão até 20 de março via formulário
O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), por meio do Programa Nosso Chão, Nossa História, abre, nesta sexta-feira (14), o processo seletivo para mobilizadores locais em Maceió. As vagas são destinadas à formação de uma equipe de profissionais que apoiará a escuta da população impactada pelo desastre socioambiental causado pela mineração da Braskem, um processo ainda em andamento na capital alagoana. O formulário para inscrição pode ser acessado aqui.
O trabalho dos mobilizadores será realizado em 27 bairros de Maceió e destina-se a pessoas com ensino médio completo, que sejam residentes da cidade. Terão prioridade as candidaturas de quem já reside ou tem experiência em trabalho social ou voluntário nos bairros que receberão as ações. Ex-moradores(as) dos bairros afetados pelo desastre também são encorajados a se inscrever.
O processo seletivo ocorrerá em etapas. Na primeira fase, os candidatos deverão enviar seus currículos acompanhados da comprovação de experiências profissionais por meio de um formulário, onde será necessário indicar a localidade da vaga de interesse. Em seguida, os candidatos selecionados serão chamados para entrevistas individuais. Após as entrevistas, as vagas serão confirmadas e os documentos necessários serão solicitados. Informações sobre remuneração e atribuições específicas serão divulgadas ao longo do processo seletivo.
Escuta das populações atingidas
Um processo de escuta da população atingida direta e indiretamente pelo desastre socioambiental em Maceió acontecerá ainda este ano por meio do Programa Nosso Chão, Nossa História. A proposta é que, a partir das demandas identificadas, novos editais temáticos sejam lançados, e então projetos de reparação dos danos morais coletivos gerados pelo desastre sejam operacionalizados por novas organizações.